quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Importância da Educação Física na Escola:

     A educação física deve integrar o aluno na cultura corporal dos movimentos, mas de uma forma completa, Deve transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre as várias modalidades do mundo dos esportes, e principalmente fazer com que a criança ou o adolescente conheça mais seu próprio corpo. Adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos na atividade.     
   Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teoria e prática na metodologia de ensino.
     O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogo, competição, dança música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, O campo é muito amplo isso ajuda na hora da elaboração da aula para montar algo em que todos se interessam e queiram participar, pois é o mais importante.     Infelizmente muitos professores ainda hoje desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou os que acharem melhor, os profissionais não se preocupam em motivar seus alunos para a pratica da Educação Física Não planeja as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula, aonde cada um joga o que gosta, e quem não quer não faz a aula.     Nós, futuros professores, temos que começar a pensar como queremos construir a nova Ed. Física, como iremos dar as aulas, o que fazer para quando as crianças chegarem à fase adulta procure as atividades físicas por gosto próprio e não por obrigação, Vamos juntos fazer uma nova Educação e isso começa na escola, desde pequeno.



Franciele Corrêa

Visita a Escola de Educação Básica Pedro II:

Eu Jéssica Renata Bacci visitei a Escola de Educação Básica Pedro II quando cheguei à escola fui logo falar com o coordenador Elmo onde conversamos e ele fez algumas críticas aos acadêmicos de hoje em dia, depois dessa pequena conversa fui liberada para falar com o Professor que estava na escola. 
Como sou ex aluna do Pedro II, eu já havia falado com a professora Cláudia por e-mail e então ela já esperava minha visita. Quando cheguei ao Ginásio de esportes ela estava dando aula para o Ensino Médio, eram alunos na base de 13 a 16 anos, primeiro ano do ensino médio.
O nome da professora é Cláudia Maria Melati Menegassi, ela é formada pela Universidade Regional de Blumenau - Furb, desde 1984, ou seja, 27 anos. Ela atua em escolas desde 1981 e no Pedro II desde 1986.
Perguntas:
Quais os pontos positivos da Profissão?
Formar pessoas críticas e participativas tentar passar a parte saudável da escola, onde os alunos possam entender melhor como é importante e também divertido fazer esporte. Fiz a pergunta qual o objetivo das aulas dela e então ela disse que era essa mesma reposta mais acrescentou a coordenação monotora.
Pontos Negativos:
A política, o governo, a falta de apoio familiar dos alunos (Pais e responsáveis).
Está contente com a remuneração paga a um professor?
A resposta dela foi NÃO acredita que é muito pouco, e que os professores deveriam ter mais importância perante a sociedade. Ela é efetiva na escola.
A aula que eu assisti quando cheguei, estava na parte principal, onde os alunos foram divididos em quatro grupos com uma bola de basquete, eles contornavam cones divididos um em cada canto da quadra e todos da equipe tinham que praticar, o primeiro grupo que terminasse então era o vencedor. Depois disso a professora aplicou à volta a calma onde dividiu meninas de um lado e meninos do outro fazendo uma coluna e assim arremessando na cesta de basquete um por um.
Mais falando com a professora ela disse que nem sempre aplica volta à calma, pois às vezes ela aplica exercícios mais leves, como nessa aula eles correram muito ela aplicou.

Quando eu era aluna do Pedro II gostava muito dela como professora, por isso optei fazer minha entrevista com ela, pois é uma pessoa que admiro muito como profissional.





terça-feira, 3 de maio de 2011

Visita a Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck

 Realizamos uma visita de estudo á Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck para acompanhar uma aula da 3ª série 2 do período vespertino, que estava sendo orientada pela professora de educação física Rose Mary Cristelli, graduada em Educação Física na Furb, possuindo o CREF 2590/84, e leciona a 26 anos.
Elaboramos algumas perguntas para a professora durante nossa visita, segue algumas delas:
            1º Qual o objetivo de suas aulas?
            Resposta: Trabalhar coordenação motora, lateralidade, tonicidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal e relaxamento. Com as turmas de 1ª a 4ª Série, sendo que, o trabalho aumenta conforme a idade e série da criança.
           
            2º Você executa todas as partes de um exercício físico? Aquecimento, parte principal e volta à calma?
            Resposta: Sim. Executo todas as partes de um exercício físico, utilizando movimentos leves do corpo e caminhadas diferenciadas. Tudo isso se encontra dentro de algumas brincadeiras que são feitas pelos alunos de 5 á 12 anos,sendo assim aprendem todos esses movimentos corporais.

            3º O que você trabalha especificamente com cada série?
            Resposta: Primeiramente trabalho junto a professora de sala, acompanhando os alunos desde a 1ª série.
            1ª Série: Procuro trabalhar coordenação motora, lateralidade, tonicidade, equilíbrio, percepção espacial, percepção temporal e relaxamento, com baixa intensidade, utilizando brincadeiras.
            2ª Série: Basicamente o mesmo trabalho que tenho com a 1º série, porém, um pouco mais intenso.
            3ª Série: Um trabalho mais intenso, do que o feito com a 2ª série e são acrescentados alguns jogos de mesa, como: xadrez, ludo, vareta e etc.
            4ª Série: Iniciação Pré-Desportiva e teoria.

           

  Durante nossa visita, os alunos da 3ª Série 2, estavam fazendo uma das brincadeira que são repassadas pela professora, chamada: Corredores e Matadores ou 4 Cantos, tem como objetivo a coordenação motora, velocidade e trabalho em equipe.
            Segundo a professora Rose Mary, brincar livremente oferece inúmeras oportunidades educativas: desenvolvimento corporal e mental harmonioso, estímulo à criatividade, à cooperação e etc.
            É importante propiciar à criança oportunidades para muitas brincadeiras espontâneas e jogos livres, para que ela desfrute a alegria de brincar em conjunto, favorecendo a sua socialização.
Acadêmicos: Adilson e Sandro.

domingo, 1 de maio de 2011

Visita a Escola Estadual de Educação Basica Frederico Hardt .

Eu , Daniel Luis Schure , fui acompanhar uma aula no colegio municipal de indaial , extensão da Escola Estadual de Educação Basica Frederico Hardt .
Acompanhei a aula e pude entrevistar no a professora kelly Regina Longo , que se formou na FACEPAL de Palmas no Paraná e fez pós graduação em São Paulo , em Registro.
O professor segue um plano curricular estabelecido antes do começo das aulas , onde as 4 grandes modalidades: futebol, basquete , volei e handebol são as prioridades.
Na aula que acompanhei a professora aplicou duas atividades: futsal , e tenis de mesa , sendo no periodo noturno que infelizmente , a educação fisica não é muito valorizada pelos alunos , que mais se preocupam em descansar ou namorar , mas pelo menos nesse dia a aula foi muito bem aplicada pela professora , que me tratou super bem diga-se de passagem , porém a professora kelly me disse que trabalhar com educação fisica é um grande prazer e estar trabalhando com o corpo e assim promovendo saúde é uma grande realização enquanto ser humano , promover a saude e a felicidade do outro sendo em esportes ou em simples movimentos corporais.